Calatravas e seu relógio de sol

7 10 2010

 

Vista da Ponte Relógio de Sol, de Santiago Calatravas.

 

Este mês comecei a dar aulas no Clube dos Decoradores no Rio de Janeiro.  A matéria chamada  ADORNOS cobre um mundo de assuntos variados sobre objetos decorativos encontrados no interior de uma casa. : “aquilo que faz uma casa um lar“, ou seja o que dá personalidade ao seu canto.  Meu primeiro tópico foi: Relógios.  E apesar de não colocar aqui neste blog a aula dada — 4 horas por sinal — já vi que sempre terei um ou outro assunto de interesse geral,  pequenas digressões, passeios por aléias colaterais,  por assuntos mais ou menos relacionados, que acredito possam vir a ser de interesse para todos. 

Ontem acabamos mencionando Santiago Calatravas e sua Ponte Relógio de Sol,  na cidade de Redding, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos.  É bom mesmo que nós aqui no Rio de Janeiro nos familiarizemos com o trabalho desse arquiteto espanhol cujo gênio criador é evidente em inúmeros locais no mundo.  Isso porque é seu o projeto do Museu do Amanhã, que será instalado no Píer Mauá, na zona portuária do Rio de Janeiro.

Vista da ponte com uma das praças que a ancoram.

A Ponte Relógio de Sol é uma ponte para pedestres que atravessa o rio Sacramento.  É uma estrutura monumental inaugurada em 2004:  liga as áreas norte e sul do Parque de Exploração da Baía de Turtle, no coração de Redding.   A ponte, construída em aço, vidro e granito oferece uma vista espetacular — dizem os que a visitam — do parque à sua volta.  E a estrutura realmente funciona como um relógio de sol.

Arquitetura ou escultura? Não importa!

A ponte tem algumas características bastante interessantes: sua superfície é de vidro translúcido; sua altura foi planejada para não inteferir na desova do salmão cujo habitat está próximo a sua localização;  há duas praças localizadas em cada margem do rio onde a ponte está fixada.

Um dos marcos da passagem do solstício.

Ações

Information

Deixe um comentário